PT | EN
PT | EN

EXTENDED HORIZONS | Faro

#OCScâmara

 

Samuel Coleridge-Taylor viveu uma vida curta de apenas 37 anos. No entanto, foi bastante prolífico e conquistou um lugar de destaque nas primeiras décadas do século XX. O seu percurso ascendente é também um marco numa sociedade de valores vitorianos, ao reconhecer a um compositor negro um lugar entre os pares mais assinaláveis do seu tempo.

Alan Shulman nasce nos EUA numa família emigrada do império russo, crescendo rodeado pela música, onde sobressai o seu carácter de criança-prodígio. Enquanto violoncelista, toca nas melhores orquestras americanas e dá forma ao mítico Stuyvesant Quartet. Enquanto arranjador, colabora com Frank Sinatra, Nat King Cole ou Ella Fitzgerald. Já como compositor de pleno direito, e apesar de um percurso académico brilhante e do contacto regular com os mais importantes compositores do século passado, sua obra ainda está por descobrir e explorar.

Este concerto propõe a extensão dos nossos horizontes enquanto ouvintes, redescobrindo dois compositores cuja obra carece de maior disseminação, dando-se ambas as obras a ouvir como prováveis estreias nacionais. É também um testemunho da vivacidade das linguagens do século XX, apresentadas na combinação tão especial que é o quarteto de cordas com clarinete.

 

Programa

SAMUEL COLERIDGE-TAYLOR (1875-1912)

Clarinet Quintet, Op.10

 

ALAN SHULMAN (1915 – 2022)

Rendezvous

 

Agrupamento de Música de Câmara

Laurentiu Simões e Helena Duarte, Violinos

Ângela Silva, viola

Mikhail Shumov, violoncelo

Rui Travasso, clarinete

 

60 minutos, Duração


9 de fevereiro (5ª-feira)

FARO

Teatro Lethes

19h00

Bilhetes: 7,50€

Informações: T: 289 888 100

Orquestra Clássica do Sul e , Organização

voltar a lethes clássico

Se deseja receber notícias sobre futuros eventos, subscreva a nossa newsletter

Subscrever

Morada
Rua João Brito Vargas
Casa das Figuras
8005-145 Faro
Siga-nos