#OAORQUESTRA
Este é o primeiro momento em que a residência artística de Sérgio Carolino se revela ao público, através da interpretação de um concerto para tuba e orquestra especialmente composto para o solista português.
Programa
TATIANA STANKOVYCH
DANIEL SCHVETZ (1955)
Tetralogia Rioplatense
ÉTIENNE CRAUSAZ (1981)
Intervalo
FRANZ SCHUBERT (1797-1828)
Sinfonia nº6 em Dó Maior
Martim Sousa Tavares, Maestro Titular
Orquestra do Algarve
01/12
FARO
Conservatório Regional do Algarve Maria Campina
19h00
Entrada Livre
Inserido nas Comemorações dos 50 anos do 25 de abril
Assembleia Municipal de Faro e Comissão do 25 de abril, Organização
______
SÉRGIO CAROLINO
Tuba
Colecionador de obras, discos, prémios, elogios, reputação, óculos escuros, hashtags e selfies. Fonte de criatividade e virtuosismo. Eclético, original e visionário. Curioso por definição. Aventureiro por opção. Dono de um coração puro e de Sparky, o Basset Hound. Transpira musicalidade e trabalha para atingir a excelência. Apaixonado pela vida, adora cinema, mitologia, ler, pescar e passar tempo com os seus amigos. Quem se cruza com ele, jamais o esquecerá e sai, desse encontro, humana e profissionalmente mais rico.
Desde sempre demonstrou uma grande curiosidade e capacidade para explorar diferentes caminhos e idiomas musicais.
Atualmente a sua reputação internacional, estabeleceu-se pelo seu ecletismo, que vai desde a sua interpretação do repertório standard e contemporâneo para tuba e na sua abordagem estilística ao jazz, funk e à música totalmente improvisada.
Sérgio Carolino, é um dos mais aclamados tubistas, com atividade constante na qualidade de solista e professor nos mais conceituados festivais, conservatórios e universidades dos cinco continentes. Recebeu em sete ocasiões o Roger Bobo Award Prize (2008, 2010, 2012, 2014, 2019, 2021 e 2023), o Prémio de Músico Revelação de Jazz em Portugal (2004), o Prémio Carlos Paredes (2004), o Prémio SPA (2013) na Categoria de Música Erudita, pelas obras editadas em 2012 e ação divulgadora da música portuguesa pelo Mundo.
TGB, TUBAX Duo, TUBAB Duo, R’B & Mr.SC, The Postcard Brass Band, XL Duo, Surrealistic Discussion, Duo AR., SubWoof3r, Tuba&Drums Double Duo, Duo Adamastor, Funky Bones Factory!, Yamaha Tuba Duo, Moderato Tangabile, T’N T “Tuba ’n Tuba”, Mr.SC & The Wild Bones Gang, European Tuba Trio, Below 0, Crossfade Ensemble, correm-lhe nas veias.
Sérgio Carolino é, desde 2002, tuba solo (principal) da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, Artista Internacional Yamaha, e desde setembro 2023, professor de tuba e de música de câmara na Academia Nacional Superior de Orquestra em Lisboa. É artista exclusivo da Plataforma Artística Palco Improvisado. Sérgio foi professor adjunto convidado durante os semestres (Outono/Inverno de 2019 e Primavera/Verão 2022 na prestigiada Indiana University — Jacobs School of Music, Bloomington, nos Estados Unidos da América.
Toca exclusivamente com bocais, com a sua assinatura, do atelier Brass.Lab MoMo (Osaka, Japão), com a surdina “Mushroom Cup Mute” desenhada e concebida por si e fabricada pelo austríaco Johann Schlipfinger. Sérgio é ainda e Diretor Artístico e fundador do mundialmente famoso GRAVÍSSIMO! – Festival e Academia Internacional de Metais Graves de Alcobaça.
MARTIM SOUSA TAVARES
Maestro Titular
Martim Sousa Tavares é natural de Lisboa, onde nasceu em 1991.
Formado em Ciências Musicais e Direcção de Orquestra entre Lisboa, Milão e Chicago, cumpriu este percurso com honras académicas e bolsas Fulbright e Eckstein Foundation.
Funda em 2014 em Brescia a Orchestra di Maggio, seguindo-se em 2019 a Orquestra Sem Fronteiras, com sede em Idanha-a-Nova e que se apresentou em mais de 100 localidades entre Portugal, Espanha e Brasil, tendo vencido em 2022 o Prémio Carlos Magno para a Juventude, do Parlamento Europeu e o prémio de música da Mirpuri Foundation.
É maestro titular da Orquestra do Algarve desde janeiro de 2023 e a sua atividade recente inclui concertos com a Orquestra da Rádio Nacional da Roménia, Orquestra Gulbenkian, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Filarmonia das Beiras e Orquestra do Norte.
Desenvolve uma atividade intensa no âmbito da comunicação cultural, tendo assinado mais de 150 programas na RTP2, RTP Palco e Antena 2. No jornal Observador mantém uma newsletter e um podcast semanal: o mais ouvido em Portugal no domínio da música.
Colabora regularmente com o teatro e, enquanto autor, destacam-se a música para Vita & Virginia, apresentado no Teatro São Luiz em 2021, a ópera infantil O Anel do Unicórnio, estreada em 2021 e apresentada em sete cidades, e Uma Outra Bela Adormecida, a partir do conto de Agustina Bessa-Luís, numa coprodução do Teatro Nacional de São João, Lu.Ca - Teatro Luís de Camões, Cineteatro Louletano e Centro Cultural Raiano estreada em Janeiro de 2023.
No ramo da direção artística, concebeu A Boca do Lobo, um ciclo de música clássica no Lux-Frágil, assumiu a coordenação do programa cultural da candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura em 2027 e é o atual diretor do Festival de Sintra.
01/12 Faro Conservatório Regional do Algarve Maria Campina 19h00
09/12 Faro Universidade do Algarve (Campus Gambelas) 18h00