PT | EN
PT | EN

CONCERTO ORQUESTRAL DE NATAL | Albufeira

#OAORQUESTRA

 

A música barroca com o seu fausto e ornamento para celebrar o Natal em todo o seu esplendor. Neste âmbito, não há melhor forma de celebrar esta quadra do que com algumas das mais luminosas e animadoras partituras de Bach e Händel, que convocam a orquestra para uma escuta de partitura de rara beleza e efeito. A coroar este programa teremos o violino de Laurentiu Simões, nosso músico e o grande solista destes concertos.

 

Programa

 

JOHANN SEBASTIAN BACH (1685-1750) 

Suite orquestral nº3

Concerto para violino em Lá menor *

 

GEORG FRIEDRICH HÄNDEL (1685-1759)

Water Music, Suite em Ré maior

 

 Jan Wierzba, Maestro

Laurentiu Simões, solista (violino)

Orquestra do Algarve

 

 

15 de dezembro

ALBUFEIRA

Auditório Municipal

21h30

Entrada Livre

Ingressos: No dia do espetáculo das 20h00 às 21h00

 

Município de Albufeira, Organização

 

_____ 

JAN WIERZBA

Maestro

 

Nascido na Polónia e criado no Porto, Jan Wierzba é reconhecido como um dos maestros mais versáteis da sua geração. Apresenta-se em ópera, projetos pedagógicos de vários formatos e trabalha tanto em contexto coral como sinfónico. É um entusiasta de projetos multidisciplinares, procurando novas perspetivas artísticas através do cruzamento de diferentes formas de criação e estilos musicais.


É Maestro da Orquestra da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e Maestro Convidado Principal do Opera Fest Lisboa. Integra a Direção do Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa (MPMP), sendo também Diretor Artístico do Ensemble MPMP. Foi Maestro Titular da Orquestra Clássica do Centro de 2018 a 2021 e Maestro Assistente da Netherlands Philharmonic Orchestra entre 2017 e 2019.

Dirigiu a Netherlands Philharmonic Orchestra, Real Filharmonía de Galicia, Orquestra Gulbenkian, Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, Orquestra de Câmara Portuguesa, Orquestra Clássica do Sul, Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra do Norte, Netherlands Chamber Orchestra, Orquestra Clássica de Espinho e Orquestra Clássica da Madeira, entre outros agrupamentos.

 

LAURENTIU SIMÕES

Solista

 

Laurentiu Simões Zapciroiu nasceu em Bucareste, Roménia, em 1978. Iniciou os seus estudos de violino aos sete anos de idade e com doze entrou para o Liceu de Música "George Enescu".

Continuou os seus estudos na "Academia Nacional de Música" em Bucareste com mestres como Modest Iftinchi, Daniel Podlowski e com o grande solista de renome mundial Ion Voicu. Em abril de 1992, ganhou o primeiro prémio absoluto no concurso internacional "Citta di Stresa" – Itália. Em 1996 ganha o terceiro prémio com o seu quarteto de cordas no concurso nacional M. Jora – Bucareste, recebendo ainda o prémio especial da União dos Críticos Musicais na Roménia para a interpretação do quarteto Death and the Maiden de F. Schubert.

Como solista, Laurentiu apresentou-se por várias cidades da Roménia com o concerto para dois violinos de J.S. Bach. Colaborou também com várias orquestras da Roménia como Orquestra Sinfonia Bucareste, Orquestra Giurgiu, Orquestra Marea Neagra, Filarmónica do Estado "George Enescu", Orquestra Sinfónica da "Fundação Sergiu Celibidache".

Em Portugal foi convidado para se juntar ao quarteto de cordas "Lusitano" como segundo violino, com qual atuou em mais de 300 concertos tanto dentro como fora do país no Festival Ibérico em Espanha. Colaborou ainda com as orquestras do Norte, das Beiras, da Madeira e Metropolitana.

Como chefe de naipe dos segundos violinos atuou em vários países como Itália, Alemanha, Áustria, França, Espanha, Suíça, Suécia e Coreia do Sul.

Em janeiro de 2005 entrou para a Orquestra do Algarve como violino tutti e em 2007, paralelamente, iniciou o ensino de violino no Conservatório Regional de Vila Real de Sto. António. Atualmente é Concertino Adjunto dos primeiros violinos da Orquestra do Algarve.


voltar a programação regular

CONCERTO COM SÉRGIO CAROLINO | Faro

01/12
Faro
Conservatório Regional do Algarve Maria Campina
19h00

saber mais

BRUNO BORRALHINHO DIRIGE A ORQUESTRA DO ALGARVE | Faro

09/12
Faro
Universidade do Algarve (Campus Gambelas)
18h00

saber mais

Se deseja receber notícias sobre futuros eventos, subscreva a nossa newsletter

Subscrever

Morada
Rua João Brito Vargas
Casa das Figuras
8005-145 Faro
Siga-nos