PT | EN
PT | EN

BECOME RIVER | Faro [Arquivo]
Programação Regular

#OAOrquestra

 

Este concerto, que apresenta duas obras de John Luther Adams em estreia nacional, é um acontecimento único de simbiose entre arte, natureza e paisagem. Integrado na BoCA - Bienal of Contemporary Arts, Become River é um convite à escuta ecológica. No fundo, ouvir música como quem observa a natureza na sua evolução lenta, delicada e sensível. John Luther Adams, compositor da máxima importância para o pensamento artístico contemporâneo, propõe música que se assemelha a um ecossistema de sons. E não haverá melhor local para a saborear do que ao ar livre, com o horizonte do Parque Natural da Ria Formosa como pano de fundo!

 

Programa

 

JOHN LUTHER ADAMS (1953)

Become River

 

JOHN LUTHER ADAMS (1953)

Ten Thousand Birds

 

Martim Sousa Tavares, Maestro

Orquestra do Algarve

 

03/09

FARO

Parque Ribeirinho

Horário a definir

Entrada Livre

 

BoCA - Bienal of Contemporary Arts, Organização

_________

 

MARTIM SOUSA TAVARES

Maestro Titular

 

Martim Sousa Tavares é natural de Lisboa, onde nasceu em 1991.

Formado em Ciências Musicais e Direcção de Orquestra entre Lisboa, Milão e Chicago, cumpriu este percurso com honras académicas e bolsas Fulbright e Eckstein Foundation.

Funda em 2014 em Brescia a Orchestra di Maggio, seguindo-se em 2019 a Orquestra Sem Fronteiras, com sede em Idanha-a-Nova e que se apresentou em mais de 100 localidades entre Portugal, Espanha e Brasil, tendo vencido em 2022 o Prémio Carlos Magno para a Juventude, do Parlamento Europeu e o prémio de música da Mirpuri Foundation.

É maestro titular da Orquestra do Algarve desde janeiro de 2023 e a sua atividade recente inclui concertos com a Orquestra da Rádio Nacional da Roménia, Orquestra Gulbenkian, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Filarmonia das Beiras e Orquestra do Norte.

Desenvolve uma atividade intensa no âmbito da comunicação cultural, tendo assinado mais de 150 programas na RTP2, RTP Palco e Antena 2. No jornal Observador mantém uma newsletter e um podcast semanal: o mais ouvido em Portugal no domínio da música.

Colabora regularmente com o teatro e, enquanto autor, destacam-se a música para Vita & Virginia, apresentado no Teatro São Luiz em 2021, a ópera infantil O Anel do Unicórnio, estreada em 2021 e apresentada em sete cidades, e Uma Outra Bela Adormecida, a partir do conto de Agustina Bessa-Luís, numa coprodução do Teatro Nacional de São João, Lu.Ca - Teatro Luís de Camões, Cineteatro Louletano e Centro Cultural Raiano estreada em Janeiro de 2023.

No ramo da direção artística, concebeu A Boca do Lobo, um ciclo de música clássica no Lux-Frágil, assumiu a coordenação do programa cultural da candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura em 2027 e é o atual diretor do Festival de Sintra.

 


voltar

Se deseja receber notícias sobre futuros eventos, subscreva a nossa newsletter

Subscrever

Morada
Rua João Brito Vargas
Casa das Figuras
8005-145 Faro
Siga-nos