#OAPartilha
Camané faz uma retrospetiva da sua longa carreira. O fadista percorre alguns dos seus trabalhos mais icónicos, desde os primeiros álbuns, editados nos anos 90, ao mais recente disco, Horas Vazias (2021). Camané começou o seu percurso na música ainda na infância, tornando-se uma presença assídua nas Casas de Fados de Lisboa desde muito novo. Editou o primeiro álbum em 1995, intitulado Uma Noite de Fados e que conta com gravação ao vivo. Desde aí já gravou 11 álbuns de estúdio, um dos quais com Mário Laginha, mais 2 álbuns ao vivo e participou num sem número de projetos com outros artistas. Entre clássicos, inéditos e fados tradicionais, Camané apresenta-se com os cúmplices de sempre José Manuel Neto (guitarra portuguesa), Carlos Manuel Proença (viola de fado) e Paulo Paz (contrabaixo).
Camané, Fadista
José Manuel Neto, Guitarra Portuguesa
Carlos Manuel Proença, Viola de Fado
Paulo Paz, Contrabaixo
Jorge Leiria, Maestro
Orquestra do Algarve
09/09
TAVIRA
Praça da República
22h30
Entrada Livre
Inserido na IX Feira da Dieta Mediterrânica de Tavira
Município de Tavira, Organização
____
CAMANÉ
Fadista
Camané é um dos mais importantes cantores de fado da atualidade. Nascido em Oeiras, Portugal, em 1967, ele descobriu o fado por acaso, enquanto recuperava de uma doença infantil e ouvia discos dos pais. Desde então, ele tornou-se um dos mais importantes representantes da nova geração do fado.
Camané lançou o seu primeiro álbum de originais em 1995, intitulado "Uma Noite de Fados". Desde então, lançou vários outros álbuns e colaborou com diferentes artistas, incluindo Dead Combo e Filipe La Féria, tendo-se apresentado em vários países, incluindo Espanha, França, Alemanha, Brasil e Estados Unidos.
Conhecido pela sua voz única e emocionante, que transmite a alma do fado, tem contribuído para a divulgação da língua e da cultura portuguesas em todo o mundo.
Além de sua carreira musical, Camané também é conhecido pela sua participação em produções teatrais e musicais. Como referido anteriormente trabalhou com o encenador e dramaturgo português, Filipe La Féria, em várias produções, incluindo "Grande Noite", "Maldita Cocaína" e "Cabaret". Apresentou-se também em vários festivais de música, incluindo o Festival de Fado de Lisboa e o Festival de Música de Sintra. Em 2013, Camané lançou um novo álbum intitulado "O Melhor | 1995-2013", que reúne os grandes clássicos da sua carreira, além de alguns inéditos. O álbum está disponível em duas edições, incluindo uma edição especial e exclusiva da FNAC. Camané é um artista premiado, tendo recebido vários prêmios ao longo da sua carreira, incluindo o Prêmio Amália Rodrigues em 2006 e o Prêmio José Afonso em 2015. É, incontornavelmente, um dos mais importantes representantes da música portuguesa e um embaixador da cultura portuguesa em todo o mundo.
JORGE LEIRIA
Maestro
Natural de Torres Vedras, é licenciado em direção de orquestra de sopros e mestre em direção de orquestra pela Escola Superior de Música de Lisboa.
É membro do Coro Gulbenkian e apresenta-se pontualmente como solista.
Estudou direção com os maestros Alberto Roque, Jean-Marc Burfin, Craig Kirchhoff, Beat Hofstetter, Odd T. Lysebo, Felix Hauswirth e Linda Moorehouse.
Até ao momento, teve a oportunidade de dirigir o Ensemble Juvenil de Setúbal, a Banda Sinfónica do Exército, a Banda da Sociedade Filarmónica Ermegeirense, a Banda da Sociedade Filarmónica Vestiariense, a Banda da Casa do Povo de Campelos, a Orquestra Médicos de Lisboa, a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, a Orquestra Metropolitana de Lisboa e a Orquestra do Norte.
Atualmente, é diretor artístico da Cameratinha, maestro assistente da Orquestra Académica da Universidade de Lisboa, diretor musical e artístico da Banda da Sociedade Filarmónica Boa União Montelavarense e da Banda do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa.
05/10 Universidade do Algarve (Faro) Espaço exterior do UALG TEC CAMPUS 18h00