Inserido na Gala de atribuição dos “Prémios de Excelência Lídia Jorge”
Sinopse
Para o Concerto da Gala de atribuição dos Prémios de Excelência Lídia Jorge, a Orquestra Clássica do Sul apresenta duas obras musicais exemplos de celebração, mérito e excelência: Idílio de Siegfried e Serenata.
Composta em 1906 pelo compositor húngaro Leo Weiner (1885-1960) e estreada um ano depois, a Serenata Op. 3 ganhou três importantes prémios de composição: o Prémio Volkmann, o Pémio Erkel e a Franz Liszt Stipend (bolsa), no justo reconhecimento do seu valor artístico e musical.
De Richard Wagner escolhemos esta pequena obra-prima da História da Música. Na manhã de 25 de dezembro 1870, ecoava pela casa o presente de aniversário que o compositor escreveu para oferecer à sua segunda esposa Cosima, também compositora e filha de Franz Liszt, para sua grande comoção e felicidade, como sabemos pelo diário que nos deixou. O nome inicial da peça era Idílio em Tribschen, com o canto de passarinho de Fidi e um nascer do sol alaranjado, numa descrição imediata do tema inspiracional - Tribschen, local na Suíça onde viviam; Fidi, diminutivo de Siegfried, nome do seu último bebé; o sol dourado, a referência simbólica à prosperidade com o Lago de Lucerna como paisagem. Esta obra, de índole totalmente privada e íntima, só se tornou pública muitos anos depois, quando foi publicada com o título que hoje conhecemos.
Programa
R. WAGNER (1813 - 1883)
Idílio de Siegfried, WWV 103
L. WEINER (1885 - 1960)
Serenata, Op. 3
Orquestra Clássica do Sul
Miguel Sepúlveda, Maestro Convidado
45 minutos, Duração
19/10
LOULÉ
Cineteatro Louletano
22h00
Para garantir a sua presença deve inscrever-se aqui.
Algarve Biomedical Center, Organização
05/02 Faro Teatro das Figuras 18h00