#OAPartilha
Neste concerto em Lagoa, com um alinhamento cuidadosamente selecionado para a ocasião, Mariza une a sua sonoridade à da Orquestra do Algarve.
Como habitualmente, estará acompanhada pelo seu trio de músicos de Fado, com Luís Guerreiro na guitarra portuguesa, Phelipe Ferreira na viola e Adriano Alves “Dinga” no baixo, mas também pelo acordeonista João Frade e pelo percussionista João Freitas.
Será, com toda a certeza, um espetáculo a não perder!
Mariza, Fadista
Luís Guerreiro, Guitarra Portuguesa
Phelipe Ferreira, Viola
Adriano Alves “Dinga”, Baixo
João Frade, Acordeão
João Freitas, Percussão
Martim Sousa Tavares, Maestro
Orquestra do Algarve
27/08
LAGOA
Fatacil – Parque Municipal de Feiras e Exposições
22h30
Bilhetes: www.bol.pt e locais de venda aderentes
Bilhetes à venda em:
Município de Lagoa, Organização
______
MARIZA
Fadista
Nascida em Moçambique, mas criada desde menina num dos bairros mais emblemáticos e tradicionais de Lisboa, a Mouraria, Mariza desde muito cedo bebeu as influências da cultura musical que ali habitam a cada esquina: o Fado.
Inspirada pelos grandes nomes e pelas vozes de referência incontornável, rapidamente se tornou num fenómeno local e fez ecoar o seu nome além-fronteiras.
Herdeira do estado de alma do povo português, Mariza elevou-se a património mundial, fez do Mundo o seu palco e seduziu as mais exigentes plateias.
O reconhecimento do público traduz-se em mais 30 discos de platina e nos inúmeros prémios nacionais e internacionais que já arrecadou.
Mariza transcende o seu próprio nome, é memória latente de emoções, é embaixadora por direito próprio de um país que continua a admirá-la, que orgulhosamente a assume como parte de nós e que continua e sempre continuará a aplaudir a cada nota, a cada música e a cada concerto.
Nos últimos anos, a internacionalização de Mariza tem-lhe rasgado novos horizontes musicais, transformando-a numa das artistas mais completas e conceituadas do Mundo.
Em 2023, Mariza apresenta o seu novo trabalho discográfico, a celebração de uma carreira com mais de duas décadas, piscando o olho ao seu futuro.
MARTIM SOUSA TAVARES
Maestro Titular
Martim Sousa Tavares é natural de Lisboa, onde nasceu em 1991.
Formado em Ciências Musicais e Direcção de Orquestra entre Lisboa, Milão e Chicago, cumpriu este percurso com honras académicas e bolsas Fulbright e Eckstein Foundation.
Funda em 2014 em Brescia a Orchestra di Maggio, seguindo-se em 2019 a Orquestra Sem Fronteiras, com sede em Idanha-a-Nova e que se apresentou em mais de 100 localidades entre Portugal, Espanha e Brasil, tendo vencido em 2022 o Prémio Carlos Magno para a Juventude, do Parlamento Europeu e o prémio de música da Mirpuri Foundation.
É maestro titular da Orquestra do Algarve desde janeiro de 2023 e a sua atividade recente inclui concertos com a Orquestra da Rádio Nacional da Roménia, Orquestra Gulbenkian, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Filarmonia das Beiras e Orquestra do Norte.
Desenvolve uma atividade intensa no âmbito da comunicação cultural, tendo assinado mais de 150 programas na RTP2, RTP Palco e Antena 2. No jornal Observador mantém uma newsletter e um podcast semanal: o mais ouvido em Portugal no domínio da música.
Colabora regularmente com o teatro e, enquanto autor, destacam-se a música para Vita & Virginia, apresentado no Teatro São Luiz em 2021, a ópera infantil O Anel do Unicórnio, estreada em 2021 e apresentada em sete cidades, e Uma Outra Bela Adormecida, a partir do conto de Agustina Bessa-Luís, numa coprodução do Teatro Nacional de São João, Lu.Ca - Teatro Luís de Camões, Cineteatro Louletano e Centro Cultural Raiano estreada em Janeiro de 2023.
No ramo da direção artística, concebeu A Boca do Lobo, um ciclo de música clássica no Lux-Frágil, assumiu a coordenação do programa cultural da candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura em 2027 e é o atual diretor do Festival de Sintra.
05/10 Universidade do Algarve (Faro) Espaço exterior do UALG TEC CAMPUS 18h00