PT | EN
PT | EN

O REI DIVERTE-SE | Loulé [Arquivo]
Concertos Promenade

#OAORQUESTRA

 

Neste concerto são convocados três mestres da ópera francesa. Sem recorrer à música lírica, e somente através da expressão instrumental, as suas partituras animam a fantasia de histórias de marionetas e do tempo dos reis e dos cavaleiros andantes. O programa certo para vir em família!

 

Programa

JULES MASSENET (1842-1912)

“Le Roman d’Arlequin”

 

CHARLES GOUNOUD (1818-1893)

“Marcha fúnebre para uma Marioneta”

 

LÉO DÉLIBES (1836-1891)

“Le Roi s’amuse”

Henrique Constância, Maestro

Rui Baeta, Barítono

Orquestra do Algarve

 

17/03

LOULÉ

Cineteatro Louletano

11h30

Bilhetes: 3€ > à venda em www.cineateatrolouletano.bol.pt

Informações: 289 414 604

 

Município de Loulé, Organização

Live Music, Apoio

 

HENRIQUE CONSTÂNCIA

Maestro

 

Henrique Constância nasceu em 1997 na ilha de São Miguel, Açores, onde iniciou os seus estudos musicais. Estudou violoncelo na Academia Nacional Superior de Orquestra, com Paulo Gaio Lima, e mais tarde no Conservatório de Amsterdão. A sua formação em direção de orquestra passa pelo Conservatório de Amesterdão e pela Italian Conducting Academy, em Milão, com mentoria de maestros como Ed Spanjaard, Antony Hermus e Gilberto Serembe. Como maestro assistente da Orquestra de Câmara Portuguesa e da Jovem Orquestra Portuguesa teve a oportunidade de trabalhar com vários nomes do panorama musical português. Dirigiu a JOP na estreia nacional de “Between Trees” (2021), da compositora norueguesa Kristine Tjøgersen, e subiu ao palco da Konzerthaus de Berlim no festival Young Euro Classic, na edição 2022, num concerto com transmissão em direto para a ARTE TV. Em 2023, dirigiu "A Sagração da Primavera", de Igor Stravinsky, com a Orquestra de Câmara Portuguesa e a Companhia Nacional de Bailado, com a coreografia original de Vaslav Nijinsky. Apresentou-se como maestro convidado com a Orquestra do Algarve e Orquestra Filarmonia das Beiras.  É Coordenador Artístico e Pedagógico do Festival e Academia Cidnay, em Santo Tirso, que conta com a presença de aclamados músicos nacionais e internacionais.

 

 

RUI BAETA

Barítono

 

Com orquestras como a Camerata do Concertgebouw, Camerata de Lyon, Nacional do Porto, Sinfónica Portuguesa, Metropolitana e a da Fundação Gulbenkian, Rui Baeta desenvolve a sua carreira artística nas principais salas do país e no estrangeiro.

Iniciou os seus estudos musicais no Conservatório Regional do Algarve Maria Campina e no Conservatório Nacional, em Lisboa. Diplomado e com o Título de Especialista em Canto pela Escola Superior de Música de Lisboa, estudou ainda na Mozarteum Salzburg, Áustria, Fondation Hindemith, Suíça, e Academie Francis Poulenc, França.

Com o pianista Paulo Pacheco vence o Primeiro Prémio Jovens Músicos - Música de Câmara Nível Superior.  Aos 18 anos ingressa no Coro da Fundação Calouste Gulbenkian onde inicia a sua carreira como cantor solista.

Com 25 anos estreou-se no Teatro Nacional de São Carlos e, desde então, tem somado no seu vasto repertório operático  e de concerto os principais papeis de barítono e solos como em: A Flauta Mágica, Mozart; La Bohéme, Puccini; I Pagliacci, Leoncavallo; Carmina Burana, Orff; Madama Butterfly, Puccini; Idomeneo, Mozart; Les Contes D’Hoffmann, Offenbach; Hänsel und Gretel, Humperdinck; Ein Deutsches Requiem, Brahms; Petite Messe Solennelle, Rossini; Requiem, Fauré; Requiem, Mozart; Requiem, Bontempo; Weihnachtsoratorium e Ich habe Genug, Bach; Les Nuits D’Été, Berlioz; Des Knaben Wunderhorn e Eines Fahrenden Gesellen, Mahler;  As Variedades de Proteu, António Teixeira (CD); O Corvo (CD), A Tabacaria ( CD), O Regresso da Norma (CD), As Flores do Mal (CD), Beatriz, Luís Soldado; O Monstro no Labirinto, Jonathan Dove; O Manifesto Nada (CD), António Sousa Dias; e Missa Grande de Marcos de Portugal (CD).

Em 2019 recebeu a Medalha de Ouro da Cidade de Faro e fundou o Coro Comunitário da Orquestra do Algarve do qual é diretor musical e preparador vocal.

Atualmente integra a direção artística da Orquestra.

 

voltar

Se deseja receber notícias sobre futuros eventos, subscreva a nossa newsletter

Subscrever

Morada
Rua João Brito Vargas
Casa das Figuras
8005-145 Faro
Siga-nos