PT | EN
PT | EN

TAFELMUSIK: MÚSICA À MESA | Faro

OBRAS DE TELEMANN E MOZART

 

Sinopse

Para este concerto propomos a audição do que no período barroco e clássico foi composto para o que hoje chamamos música ambiente e obviamente, só estava ao alcance das mais altas esferas da sociedade. O concerto ideal para quem procura um final de tarde musical, leve e descontraído, como aquele que o convidamos a vivenciar no Eva Senses Hotel.

 

Notas ao Programa

Também conhecida por Musique de Table, designa o variado repertório, instrumental ou vocal, característico dos séculos XVI e XVII, composto expressamente para ser executado como fundo musical em banquetes ou eventos ao ar livre. A peça que apresentamos neste concerto é a suite que iniciava um desses eventos, por isso apelidada de Overture-Suite. Esta obra, dividida em 8 secções de andamentos leves e contrastantes, é uma das suas mais famosas composições das cerca de 6.000 que escreveu, de entre doze séries de cantatas, cem oratórios, 44 paixões, mais de 600 aberturas francesas, 40 óperas e numerosos concertos, suites orquestrais, quartetos e sonatas. O seu espólio é tão vasto que o Livro Guinness de Recordes Mundiais lista Telemann como o compositor mais prolífico de todos os tempos.

Escrita em 1782, quando o compositor vivia já em Viena, a Sinfonia Nº 35 surge de um pedido do pai para que Mozart compusesse uma sinfonia em homenagem ao amigo da família Siegmund Haffner, recentemente elevado a nobre. Com dez dias apenas para escrever a partitura, Mozart envia ao pai uma versão inacabada para que ele a completasse. Mais tarde, o próprio Mozart acabará por completar a partitura de que, aliás, já se tinha esquecido, comentando ao redescobri-la ser uma obra “fantástica” e “de grande efeito”.

 

 

Programa

G. P. TELEMANN (1681 – 1767)

Abertura-Suite TWV 55:e1 de “Tafelmusik” (Música de Mesa)

 

W. A. MOZART (1756-1791)

Sinfonia nº 35 em ré maior 'Haffner', K. 385

 

Orquestra Clássica do Sul

Rui Pinheiro, Maestro Titular

45 minutos, Duração

24/11

FARO

Eva Senses Hotel

19h30

Evento: 40€ - Inclui concerto e jantar set menu servido pelo chef Alberto Carvalho com bebidas incluídas da seleção Quinta S. Sebastião.

Bilhetes à venda na receção do hotel.

Informações: T: 289 001 000

 

Orquestra Clássica do Sul & Eva Senses Hotel, Organização

 

 

RUI PINHEIRO

Maestro Titular

 

Rui Pinheiro é Maestro Titular da Orquestra Clássica do Sul desde janeiro de 2015. Entre 2010 e 2012 foi Maestro Associado da Orquestra Sinfónica de Bournemouth (Reino Unido). Foi também Maestro da Orquestra do Conservatório Nacional de Lisboa (2005–2008) e em Londres foi Diretor Musical do Ensemble Serse, companhia de ópera barroca em instrumentos de época.

Em Portugal dirigiu as principais orquestras. Destacam-se os concertos com a Orquestra Sinfónica Portuguesa – ‘Dias da Música’ (2013 e 2014), o programa de Verdi/Wagner no ‘Festival ao Largo’ com o Coro do Teatro Nacional de S. Carlos, concertos de Rachmaninoff e Brahms com Artur Pizarro; com a Orquestra Gulbenkian – Os Planetas de Holst, ainda a Vela 6911 de Victor Gama, a 5ª Sinfonia de Beethoven no Festival de Leiria, Concierto de Aranjuez com Miloš Karadagli?, Adriana Partimpim com Adriana Calcanhotto (2015), Retiro com Rodrigo Leão nos Coliseus de Porto e Lisboa e gravado para a Deutsche Gramaphone (2015), e com Carlos do Carmo e Ivan Lins (2016).

Com a Orquestra Clássica do Sul destacam-se projetos como a integral dos Concertos para Piano de Beethoven, a 4ª Sinfonia de Mahler, concertos com Vitorino, Janita Salomé e os Cantadores do Redondo, o tenor Carlos Guilherme e ainda com os fadistas Camané e Kátia Guerreiro.

Rui Pinheiro é agenciado por Worldwide Artists, Lda.

voltar a programação regular

LE CONCERT SPIRITUEL | Lagos

02/12
Lagos
Centro Cultural
19h00

saber mais

LE CONCERT SPIRITUEL | Silves

04/12
Silves
Igreja Matriz de S. Bartolomeu de Messines
18h00

saber mais

Se deseja receber notícias sobre futuros eventos, subscreva a nossa newsletter

Morada
Rua João Brito Vargas
Casa das Figuras
8005-145 Faro
Siga-nos