goTositemap
Dinis Sousa
Temporada 23-24

Dinis Sousa é maestro principal da Royal Northern Sinfonia, cargo que ocupa desde abril de 2021. Durante este seu mandato, a orquestra atuou duas vezes nos BBC Proms, com os solistas Kristian Bezuidenhout e Nicholas Daniel. Durante a temporada de 2023/24, irá apresentar um ciclo completo das sinfonias de Robert Schumann no The Glasshouse, para além da sua obra-prima coral Das Paradies und die Peri. Outros destaques incluem uma estreia mundial de Cassandra Miller, colaborações com os solistas Christian Tetzlaff, Steven Isserlis e Elizabeth Leonskaja e várias atuações no Reino Unido, incluindo Birmingham e Cardiff.

Durante esta mesma temporada, Dinis fará a sua estreia no Carnegie Hall, conduzindo o Coro Monteverdi e os Solistas Barrocos Ingleses que interpretarão dois programas de Bach e Handel, como parte de uma digressão norte-americana. Esta digressão segue-se às atuações de Les Troyens de Berlioz em 2023, incluindo o Festival de Salzburgo, o Festival de Berlim e os BBC Proms. Esta digressão atraiu excecional aclamação da crítica; “Sousa foi eletrizante em momentos de grandeza, alto drama e intensidade emocional” (Guardian). Dinis é Maestro Associado do Coro e Orquestras Monteverdi. Os destaques anteriores incluem a corregência do Coro Monteverdi em Roméo et Juliette de Berlioz nos BBC Proms e a direção dos Solistas Barrocos Ingleses na Colômbia.

Nesta temporada, Dinis fará a sua estreia com a Orquestra Sinfónica da Rádio Sueca e com a Orquestra Nacional da BBC do País de Gales, além de regressar à Edmonton Symphony e à Sinfonietta de Riga. Entre os seus mais recentes compromissos contam-se a Philharmonia Orchestra, a BBC Philharmonic, a Gulbenkian e a Ulster Orchestras. A sua experiência operática inclui Il barbiere di Siviglia de Rossini (Nevill Holt Opera) e Pelléas et Mélisande de Debussy (Orquestra XXI).

Dinis é o fundador e diretor artístico da Orquestra XXI, uma orquestra premiada que reúne alguns dos melhores jovens músicos portugueses de toda a Europa para atuar nas mais prestigiadas salas de espetáculo em Portugal. Os destaques recentes incluem a abertura da temporada da Fundação Gulbenkian e uma digressão aclamada pela crítica da Sinfonia n.º 5 de Mahler para celebrar o 10.º aniversário da orquestra. Em reconhecimento do seu trabalho com a Orquestra XXI, Dinis foi agraciado com o título de Cavaleiro da Ordem do Infante D. Henrique em Portugal.

Última actualização 05 julho, 2024

Partilhar