Na sequência de ações já concretizadas, a OCS realizará na temporada de 2020 um conjunto de atividades pedagógicas tendo como finalidades: promover um primeiro contato dos alunos das escolas públicas com a música orquestral, assim como aproximar os professores de espetáculos de música erudita e promover competências pedagógicas no âmbito do ensino da música, estreitar a relação entre o público escolar e os instrumentistas de orquestra, contribuir para o alargamento do conhecimento de instrumentos musicais e dos sons de uma orquestra, além de combater a desigualdade de oportunidades, a exclusão social e democratizar o acesso à cultura. Coordenadas pelo Departamento Educativo da OCS, essas atividades incluem Concertos Pedagógicos, Ações de Formação de Professores e Residências Artísticas.
Os Concertos Pedagógicos são destinados ao público escolar (dos 3 aos 16 anos), decorrem num auditório específico durante o ano letivo, em horário escolar, têm um caráter interativo entre maestro/orquestra e audiência, e constituem oportunidades mutuamente enriquecedoras para as Escolas envolvidas e para a Orquestra.
As Ações de Formação de Professores de Curta Duração (ACD), destinadas a professores das escolas participantes nos Concertos Pedagógicos, são realizadas por Formadores especializados em Educação, em colaboração com Centros de Formação locais, e têm como finalidade sensibilizar os professores para a integração da música clássica nos planos das atividades de aprendizagem destinados aos alunos do pré-escolar, e dos 1º, 2º e 3º ciclos de escolaridade.
As Residências Artísticas (RA-OCS) são sequências de aprendizagem no âmbito do ensino da Música. Destinadas a turmas do 1º ciclo do EB, as RA-OCS são lecionadas por um músico (instrumentista) da OCS, em contexto de sala de aula, em parceria com o professor da respetiva turma, e constituem uma excelente oportunidade para a fruição de experiências estético-culturais diferentes, que contribuirão para as aprendizagens essenciais previstas nos programas de Expressão Artística e Educação Musical.
O projeto do Ciclo Pedagógico da OCS foi desenhado em consonância com o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, possibilitando que, através, da música, se trabalhe conteúdos curriculares de forma Inter e transdisciplinar (saber mais). Tem também em conta o Perfil dos Alunos à saída da Escolaridade Obrigatória, ao possibilitar a oportunidade de trabalhar competências nele previstas através das atividades propostas na formação (saber mais).
O potencial do programa do Ciclo Pedagógico da OCS permite ainda concretizar práticas educativas que concorrem para formar alunos de acordo com as medidas preconizadas na Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (saber mais).
05/10 Universidade do Algarve (Faro) Espaço exterior do UALG TEC CAMPUS 18h00